voltar

Organização Pan-Americana
de Saúde faz 100 anos

Organismo internacional comemora um século de experiência,
dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estará completando 100 anos em 2 de dezembro. Ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente americano, a OPAS tem sede em Washington (EUA) e escritórios regionais em 27 países, inclusive no Brasil, e nove centros científicos.
Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados à OPAS. São eles que promovem a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados membros da OPAS/OMS. A OPAS coopera, através desses técnicos e cientistas, com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países, para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da organização.
A OPAS contribui para o fortalecimento do setor saúde nos países para que os programas prioritários sejam executados e para que sejam utilizados enfoques multisetoriais e integrais de saúde. As atividades da OPAS são dirigidas à busca da eqüidade nas ações que beneficiem grupos mais vulneráveis, em especial, as mães e as crianças, os trabalhadores, os mais pobres, os mais velhos, os refugiados e os desabrigados. A organização propõe e apóia campanhas para erradicar ou eliminar doenças transmissíveis, a exemplo do que aconteceu com a varíola em 1973. Mais tarde, em 1985, os países das América decidiram ter como missão erradicar a poliomielite, meta que foi alcançada e ratificada em 1994.

Emergências — A OPAS coopera com os países nos preparativos para situações de emergência e na coordenação de socorro em casos de desastres, bem como no controle à doenças transmissíveis como malária, chagas, raiva urbana, lepra e outras que afetam a população americana. Um grande esforço é empreendido para deter epidemias como a de cólera, através da elaboração de planos nacionais de emergência e de planos regionais de investimentos em meio ambiente e saúde.
A instituição trabalha para reduzir a mortalidade e a morbidade por doenças diarréicas promovendo o atendimento aos casos e a reidratação oral, divulgando também o diagnóstico adequado e o tratamento das infeções respiratórias agudas. Outro campo de colaboração com os países é relacionado com a provisão de água potável, saneamento e proteção ambiental às comunidades pobres, para reduzir as enfermidades associadas com a má qualidade da água e deterioração do meio ambiente. Os problemas nutricionais e a redução dos riscos de saúde ocupacional na região, também integram o trabalho de cooperação da OPAS com os países. A organização colabora para acelerar a promoção de estilos de vida saudáveis, prevenindo os problemas de saúde típicos do desenvolvimento e da urbanização, como as enfermidades

cardiovasculares, câncer, diabetes, acidentes de trânsito, fumo, drogas e alcoolismo. Ela utiliza tecnologias modernas de comunicação e atividades de informação, educação e promoção de saúde. São desenvolvidos também programas destinados a melhorar a saúde da mulher e sua integração à sociedade, assim como sua importância em relação aos serviços de saúde como cliente e como provedora do atendimento.
A OPAS executa projetos em conjunto com outros organismos e fundos do sistema das Nações Unidas, os bancos de desenvolvimento (Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento) e diversos governos e fundações filantrópicas. A organização cumpre a importante função de facilitar a capacitação de trabalhadores de saúde por meio de bolsas, cursos, seminários e fortalecimento de instituições docentes nacionais, e tem um programa de publicações que difunde informações técnicas e científicas, além de uma rede de bibliotecas acadêmicas, centros de documentação e bibliotecas locais especializadas em saúde.
Em São Paulo, a OPAS mantém o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências (Bireme). A biblioteca virtual do Bireme (www. bireme.br) é o maior banco de dados técnicos e científicos desde 1998.

SERVIÇO:
OPAS - Organização
Pan-americana de Saúde
Setor de Embaixadas Norte, Lote 19
Brasília – DF – 70800-400
Tel. (61) 426-9595
Fax: (61) 426-9591
E-mail: postmaster@opas.org.br
Internet: www.opas.org.br